NAVEGAÇÃO AÉREA
VERIFICAÇÃO IMEDIATA
1- É
O PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA NAVEGAÇÃO AÉREA:
A) BÚSSOLA MAGNÉTICA
B) CLIMB
C) TUBO DE PITOT
D) VELOCÍMETRO
2-A DISTÂNCIA VERTICAL DA ACFT COM RELAÇÃO A UM PONTO NA
SUPERFÍCIE:
A) ALTITUDE
ABSOLUTA
B) ALTITUDE
VERDADEIRA
C) ALTITUDE
DE TRANSIÇÃO
D) ALTITUDE
INDICADA
3-NA PROJEÇÃO LAMBERT, UMA LINHA RETA REPRESENTA UMA ROTA:
A) LOXODRÔMICA
B) AZIMUTAL
C) ORTOGONAL
D) ORTODRÔMICA
4-UMA ACFT VOANDO NO FL050 COM VI= 120KT, QUAL A TAS, COM O
AD AO NMM:
A) 120
B) 124
C) 132
D) 126
RESPOSTA COMENTADA: Essa questão é possível resolver através
de uma regra de três simples e direta, como: O FL 050 = 5.000 pés. A TAS é a VA,
onde ela aumenta 2% da VI a cada 1.000 pés que a aeronave sobe então temos:
2% _____ 1.000 pés
X% _____ 5.000 pés, multiplicando os meios pelos extremos
temos: 1.000X = 2x5.000 onde X=10.000:1.000
X=10%, 10% da VI, 10% DE 120=12kt, onde a VA=120 +12=132kt,
resposta: VA=132kt
5-É A HABILIDADE DE CONDUZIR UMA ACFT COM SEGURANÇA
OBSERVANDO
PONTOS SIGNIFICATIVOS NA SUPERFÍCIE DA TERRA:
PONTOS SIGNIFICATIVOS NA SUPERFÍCIE DA TERRA:
A) NAVEGAÇÃO
ESTIMADA
B) NAVEGAÇÃO
RADIOGONIOMÉTRICA
C) NAVEGAÇÃO
POR CONTATO
D) NAVEGAÇÃO
ELETRÔNICA
6-É A VELOCIDADE RESULTANTE DO EFEITO DA DIREÇÃO E
VELOCIDADE DO VENTO NA ACFT:
A) GS
B) IAS
C) TAS
D) CAS
7-UMA ACFT DECOLA E DURANTE O VÔO ENCONTRA UM VENTO DE PROA,
NESSA SITUAÇÃO A VA COM RELAÇÃO A VS SERÁ:
A) MENOR
B) MAIOR
C) IGUAL
D) NDR
8-UMA ACFT MANTENDO UMA VS 140KT, VOANDO COM VENTO DE CAUDA
COM VV 15KT , QUAL A VA:
A) 135KT
B) 125KT
C) 155KT
D) 160KT
RESPOSTA COMENTADA: A
VS é a velocidade resultante da direção e velocidade do vento, quando a
questão diz que a VS=140 e o vento é de cauda com velocidade do ventoVV=15kt,
temos uma componente do vento positiva,
ou seja, a VS=VA+VV, onde temos, 140=VA+15, isolando a VA, o 15 passa para o
outro membro com valor negativo, então VA=140 -15 onde a VA=125kt.
9-É A IAS CORRIGIDA PARA TEMPERATURA E DENSIDADE DO AR:
A) TAS
B) GS
C) CAS
D) VI
10-A DIREÇÃO NNE REPRESENTA UM PONTO:
A) BILATERAL
B) SUBCARDEAL
C) COLATERAL
D) SUBCOLATERAL
11-UMA ACFT VOANDO NO FL 040, ONDE A TEMPERATURA DO É 20°C POSITIVOS E A IAS 120KT,
QUAL A TAS:
A) 130KT
B) 150KT
C) 120KT
D) 100KT
RESPOSTA COMENTADA: A resolução dessa questão é no
calculador de voo, porque além do fator
densidade do ar tem a temperatura. Para determinar a TAS/VA, ajustamos
na janela direita do calculador de voo, face de cálculos, a altitude de pressão(
valores dentro da janela de 1.000 em 1.000 pés), com a temperatura do ar(
valores forada janela de 5 em 5 graus), após o ajuste, ler a VI/IAS na escala
circular móvel(escala interna) e na escala circular fixa(escala externa) ler o
valor acima da VI.
12-É O INSTRUMENTO QUE CAPTA ÀS LINHAS DE PRESSÃO ESTÁTICA E
DINÂMICA:
A) CLIMB
B) VELOCÍMETRO
C) ALTÍMETRO
D) TUBO
DE PITOT
13-QUANTO AO PONTO DE TANGÊNCIA , AS PROJEÇÕES PODEM SER:
A) POLAR,
ESTEREOGRÁFICA, EQUATORIAL
B) POLAR,
OBLÍQUA, EQUATORIAL
C) POLAR,
OBLÍQUA, ESTEROGRÁFICA
D) POAR,
ORTOGRÁFICA, OBLÍQUA
14-NA DECOLAGEM AO CRUZAR A ALTITUDE DE TRANSIÇÃO, O PILOTO
AJUSTA O ALTÍMETRO PARA:
A) QFE
B) QNE
C) QNH
D) QFF
15- É A ROTA QUE CORTA OS MERIDIANOS EM ÂNGULOS DESIGUAIS:
A) ORTODRÔMICA
B) ORTOGONAL
C) LOXODRÔMICA
D) AZIMUTAL
16- É UMA
DAS DESVANTAGENS DA PROJEÇÃO LAMBERT:
A) GRANDES
DISTORÇÕES EM ALTAS
LATITUDES
B) USO
LIMITADO ATÉ 60°N/S
C) É
DE DIFÍCIL CONSTRUÇÃO
D) UMA
ROTA ORTODRÔMICA É REPRESENTADA POR UMA LINHA CURVA
17- NA
CONVERSÃO DE DISTÂNCIAS, 120NM CORRESPONDE A QUANTAS ST E KM, RESPECTIVAMENTE:
A) 222/138
B) 138/222
C) 145/120
D) 222/160
RESPOSTA COMENTADA: Para converter milhas náuticas-NM em
milhas terrestres-ST, basta multiplicar 120 por 1,15=130 e, para converter NM
em quilômetros, basta multiplicar 120 por 1,852=222.
18- É A
ALTITUDE DE PRESSÃO CORRIGIDA PARA TEMPERATURA DO AR:
A) ALTITUDE
DENSIDADE
B) ALTITUDE
DE PRESSÃO
C) ALTITUDE
VERDADEIRA
D) ALTITUDE
CALIBRADA
19- DADOS
150° 40’W E 080° 10’E, QUAL A DLO:
A) 230°
50’
B) 070°
30’
C) 129°
10’
D) 135°
20’
RESPOSTA COMENTADA: Para determinar a diferença de longitude
envolvendo longitudes de nomes diferentes, basta somar os graus150° + 080°=230°, os minutos 40’ + 10’=50’
então temos 230° 50’. Como a soma é um arco maior que 180, a DLO será
determinada subtraindo de 360°, como temos graus e minutos, temos 359° 60’ , onde subtrairemos 359° 60’ de 230°
50’, então 359°- 230°=129° e, os minutos 60’ – 50’=10’ então a DLO=129°10’.
20- A
DISTÂNCIA NA SUPERFÍCIE ENTRE DUAS CIDADES É IGUAL A 400KM, QUAL A DISTÂNCIA NA
CARTA, CONSIDERANDO UMA ESCALA 1:2.000.000:
A) 20NM
B) 20KM
C) 20CM
D) 20ST
RESPOSTA COMENTADA: Resolvemos com uma regra de três simples
e direta, reduzimos 2.000.000 cm em 20km, cortando 5 zeros, então:
1cm______20km
Xcm_____400km produto dos meios pelos extremos temos que
20X=1x400 onde X=400:20 onde X=20cm
BOA PROVA !!
PROF. WELLINGTON AVELINO
GABARITO: 1-A, 2-A, 3-D, 4-C, 5-C, 6-A, 7-B, 8-B, 9-A, 10-D,
11-A, 12-D, 13-B, 14-B, 15-A, 16-C, 17-B, 18-A, 19-C, 20-C
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