segunda-feira, 4 de maio de 2015

"PROVA 02 - COM RESPOSTAS COMENTADAS "


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NAVEGAÇÃO AÉREA
VERIFICAÇÃO IMEDIATA


1-       É O PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA NAVEGAÇÃO AÉREA:

A) BÚSSOLA MAGNÉTICA
B) CLIMB
C) TUBO DE PITOT
D) VELOCÍMETRO


2-A DISTÂNCIA VERTICAL DA ACFT COM RELAÇÃO A UM PONTO NA SUPERFÍCIE:

A)      ALTITUDE ABSOLUTA
B)      ALTITUDE VERDADEIRA
C)      ALTITUDE DE TRANSIÇÃO
D)      ALTITUDE INDICADA


3-NA PROJEÇÃO LAMBERT, UMA LINHA RETA REPRESENTA UMA ROTA:

A)      LOXODRÔMICA
B)      AZIMUTAL
C)      ORTOGONAL
D)      ORTODRÔMICA


4-UMA ACFT VOANDO NO FL050 COM VI= 120KT, QUAL A TAS, COM O AD AO NMM:

A)      120
B)      124
C)      132
D)      126


RESPOSTA COMENTADA: Essa questão é possível resolver através de uma regra de três simples e direta, como: O FL 050 = 5.000 pés. A TAS é a VA, onde ela aumenta 2% da VI a cada 1.000 pés que a aeronave sobe então temos:
2% _____ 1.000 pés
X% _____ 5.000 pés,  multiplicando os meios pelos extremos temos:  1.000X = 2x5.000 onde X=10.000:1.000
X=10%, 10% da VI, 10% DE 120=12kt, onde a VA=120 +12=132kt, resposta: VA=132kt


5-É A HABILIDADE DE CONDUZIR UMA ACFT COM SEGURANÇA OBSERVANDO 
PONTOS SIGNIFICATIVOS NA SUPERFÍCIE DA TERRA:

A)      NAVEGAÇÃO ESTIMADA
B)      NAVEGAÇÃO RADIOGONIOMÉTRICA
C)      NAVEGAÇÃO POR CONTATO
D)      NAVEGAÇÃO ELETRÔNICA


6-É A VELOCIDADE RESULTANTE DO EFEITO DA DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO NA ACFT:

A)      GS
B)      IAS
C)      TAS
D)      CAS


7-UMA ACFT DECOLA E DURANTE O VÔO ENCONTRA UM VENTO DE PROA, NESSA SITUAÇÃO A VA COM RELAÇÃO A VS SERÁ:

A)      MENOR
B)      MAIOR
C)      IGUAL
D)      NDR


8-UMA ACFT MANTENDO UMA VS 140KT, VOANDO COM VENTO DE CAUDA COM VV 15KT , QUAL A VA:

A)      135KT
B)      125KT
C)      155KT
D)      160KT

RESPOSTA COMENTADA:  A  VS é a velocidade resultante da direção e velocidade do vento, quando a questão diz que a VS=140 e o vento é de cauda com velocidade do ventoVV=15kt, temos uma componente do vento  positiva, ou seja, a VS=VA+VV, onde temos,  140=VA+15, isolando a VA, o 15 passa para o outro membro com valor negativo, então VA=140 -15 onde a VA=125kt.


9-É A IAS CORRIGIDA PARA TEMPERATURA E DENSIDADE DO AR:

A)      TAS
B)      GS
C)      CAS
D)      VI


10-A DIREÇÃO NNE REPRESENTA UM PONTO:

A)      BILATERAL
B)      SUBCARDEAL
C)      COLATERAL
D)      SUBCOLATERAL


11-UMA ACFT VOANDO NO FL 040, ONDE A TEMPERATURA DO É 20°C POSITIVOS E A IAS 120KT, QUAL A TAS:

A)      130KT
B)      150KT
C)      120KT
D)      100KT

RESPOSTA COMENTADA: A resolução dessa questão é no calculador de voo, porque além do fator  densidade do ar tem a temperatura. Para determinar a TAS/VA, ajustamos na janela direita do calculador de voo, face de cálculos, a altitude de pressão( valores dentro da janela de 1.000 em 1.000 pés), com a temperatura do ar( valores forada janela de 5 em 5 graus), após o ajuste, ler a VI/IAS na escala circular móvel(escala interna) e na escala circular fixa(escala externa) ler o valor acima da VI.


12-É O INSTRUMENTO QUE CAPTA ÀS LINHAS DE PRESSÃO ESTÁTICA E DINÂMICA:

A)      CLIMB
B)      VELOCÍMETRO
C)      ALTÍMETRO
D)      TUBO DE PITOT


13-QUANTO AO PONTO DE TANGÊNCIA , AS PROJEÇÕES PODEM SER:

A)      POLAR, ESTEREOGRÁFICA, EQUATORIAL
B)      POLAR, OBLÍQUA, EQUATORIAL
C)      POLAR, OBLÍQUA, ESTEROGRÁFICA
D)      POAR, ORTOGRÁFICA, OBLÍQUA


14-NA DECOLAGEM AO CRUZAR A ALTITUDE DE TRANSIÇÃO, O PILOTO AJUSTA O ALTÍMETRO PARA:

A)      QFE
B)      QNE
C)      QNH
D)      QFF

  
15- É A ROTA QUE CORTA OS MERIDIANOS EM ÂNGULOS DESIGUAIS:

A)      ORTODRÔMICA
B)      ORTOGONAL
C)      LOXODRÔMICA
D)      AZIMUTAL


16-   É UMA DAS DESVANTAGENS DA PROJEÇÃO LAMBERT:

A)      GRANDES DISTORÇÕES EM ALTAS LATITUDES
B)      USO LIMITADO ATÉ 60°N/S
C)      É DE DIFÍCIL CONSTRUÇÃO
D)      UMA ROTA ORTODRÔMICA É REPRESENTADA POR UMA LINHA CURVA


17-   NA CONVERSÃO DE DISTÂNCIAS, 120NM CORRESPONDE A QUANTAS ST E KM, RESPECTIVAMENTE:

A)      222/138
B)      138/222
C)      145/120
D)      222/160

RESPOSTA COMENTADA: Para converter milhas náuticas-NM em milhas terrestres-ST, basta multiplicar 120 por 1,15=130 e, para converter NM em quilômetros, basta multiplicar 120 por 1,852=222.


18-   É A ALTITUDE DE PRESSÃO CORRIGIDA PARA TEMPERATURA DO AR:

A)      ALTITUDE DENSIDADE
B)      ALTITUDE DE PRESSÃO
C)      ALTITUDE VERDADEIRA
D)      ALTITUDE CALIBRADA


19-   DADOS 150° 40’W   E    080° 10’E, QUAL A DLO:

A)      230° 50’
B)      070° 30’
C)      129° 10’
D)      135° 20’

RESPOSTA COMENTADA: Para determinar a diferença de longitude envolvendo longitudes de nomes diferentes, basta somar  os graus150° + 080°=230°, os minutos 40’ + 10’=50’ então temos 230° 50’. Como a soma é um arco maior que 180, a DLO será determinada subtraindo de 360°, como temos graus e minutos, temos       359° 60’ , onde subtrairemos 359° 60’ de 230° 50’, então 359°- 230°=129° e, os minutos 60’ – 50’=10’ então a DLO=129°10’.


20-   A DISTÂNCIA NA SUPERFÍCIE ENTRE DUAS CIDADES É IGUAL A 400KM, QUAL A DISTÂNCIA NA CARTA, CONSIDERANDO UMA ESCALA 1:2.000.000:

A)      20NM
B)      20KM
C)      20CM
D)      20ST

RESPOSTA COMENTADA: Resolvemos com uma regra de três simples e direta, reduzimos 2.000.000 cm em 20km, cortando 5 zeros, então:
1cm______20km

Xcm_____400km produto dos meios pelos extremos temos que 20X=1x400 onde X=400:20 onde X=20cm

                                                                  BOA PROVA !!


PROF. WELLINGTON AVELINO

GABARITO: 1-A, 2-A, 3-D, 4-C, 5-C, 6-A, 7-B, 8-B, 9-A, 10-D, 11-A, 12-D, 13-B, 14-B, 15-A, 16-C, 17-B, 18-A, 19-C, 20-C

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