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É importante o piloto observar os limites operacionais, para poder operar a aeronave com segurança e dentro dos padrões normais.
Limitações e informações operacionais
Limites de velocidade
- Velocidade nunca exceder (VNE) VI 137mph 220 km/h
- Velocidade de cruzeiro máximo estrutural (VNO) VI 112 mph 180 km/h
- Velocidade de manobra (VA) VI 74 mph 119 km/h
- Velocidade máxima com flapes estendidos (VFE) VI 70 mph 113 km/h
- Velocidade estol com flapes recolhidos ( VS1) VI 52 mph 084 km/h
- Velocidade estol com flapes estendidos (VSO) VI 42 mph 068 km/h
Marcações do velocímetro
- Linha radial vermelha (VNE) VI 137 mph 220 km/h
- Arco amarelo (cuidado, somente ar calmo) VI 112/137 mph 180/220 km/h
- Arco verde (operação normal ) VI 52/112 mph 84/180 km/h
- Arco branco (operação com flapes estendidos) VI 42/70 mph 68/113 km/h
- Linha radial vermelha (VSO) VI 42 mph 68 km/h
Limitações do grupo motopropulsor
- Motor LYNCOMING 0 - 235 - C2A
- Hélice SENSENICH 72ck - 0 - 50
- Potencia máxima de decolagem 85.7 Kw (115 Hp) a 2400 rpm (+-) 50RPM
- Potencia máxima continua 85.7 Kw (115 Hp) a 2400 rpm (+-) 50RPM
Pressão de óleo (marcações do manômetro)
- Minima (linha radial vermelha) 25 (1.8)
- Operação normal (arco verde) 60/90 (4.2/6.3)
- Operação com cuidado (arco amarelo) 90/100 (6.3/7.0)
- Máxima (linha radial vermelha) 100 (7.0)
Obs.: Em marcha lenta e óleo quente a pressão pode cair até 25 psi (1.8 kgf/cm2)
Marcações do taquímetro
- Arco verde de 500 a 2500 rpm
- Arco amarelo de 2500 a 2800 rpm
- Linha radial vermelha de 2500 a 2800 rpm
Temperatura do óleo (marcações do termômetro)
- Linha radial vermelha (máxima permissível) 118°C (224°F)
- Arco verde de 24/118°C (75.2/244°F)
- Recomendada 82°C (180°F_
- Temperatura máxima de cabeça do cilindro 260°C (500°F)
Limites do centro de gravidade
- Centro de gravidade a frente (máximo) + 390 mm (24,2% CMA )
- Centro de gravidade atrás (máximo) + 515 mm (31.9% CMA )
Fonte : Manual do Aeroboero de Pernambuco
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