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História
A profissão de comissário de bordo ou aeromoça para mulheres, surgiu em 1930 por reivindicação de uma mulher, Ellen Churck, pois apaixonada por aviação e não poder pilotar uma aeronave por ser mulher, a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o vôo.
As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuíam salários muito baixos. A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam.
Devido a Segunda Guerra Mundial, as enfermeiras foram convocadas para os campos de batalha, as companhias aéreas então começaram a colocar mulheres de nível superior a bordo, contudo sem perder o charme e a elegância, já que essa profissional representaria a empresa. A profissão se popularizou, e perdeu o símbolo sensual que possuía, foi então que surgiu o "aeromoço", já que as funções do comissário aumentaram devido ao aumento do fluxo de passageiros, o que exigia mais do profissional.
Pré-requisitos para a obtenção da Licença
Para conseguir a licença de comissário de voo (CMS), o candidato deverá ter 18 anos, 2º grau completo e freqüentar uma Unidade de Instrução Profissional (entidade homologada pela ANAC), a fim de cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo (MMA 58-11, de 28 março 1995), com carga horária total, mínima, de 138 horas-aula.
» Ter completado 18 anos
» Ter concluído com aproveitamento o 2º grau (ensino médio)
» Ter sido aprovado em curso homologado pela ANAC
» Ter sido aprovado em banca de exames da ANAC
» Ter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) 2º classe, válido – segundo o RBHA 67
Curso de comissário de vôo
O Curso de Comissário(a) de Vôo habilita para o exercício da comissária em uma tripulação aérea, a bordo de aeronaves civis, comerciais e executivas.
O(A) Comissário(a) de Vôo é o profissional treinado para cumprir os procedimentos operacionais de segurança que fazem parte das exigências oficiais da aviação, além de operar equipamentos da aeronave, promover os atendimentos necessários aos passageiros e à tripulação além de atuar em situações de emergência e estratégias de sobrevivência.
Comissários de vôo são responsáveis por garantir um ambiente de organização e tranqüilidade, conforto e segurança para todas as pessoas que se encontrem a bordo de uma aeronave. Quando são mulheres, as Comissárias de Vôo são conhecidas como AEROMOÇAS.
O(a) Comissário(a) é um agente de segurança a bordo, preparado para administrar conflitos pessoais, comportamentos inadequados e também para responder eficazmente a qualquer tipo de emergência aérea que envolva os passageiros e a tripulação.
Uma profissão fascinante que torna possível conhecer muitas cidades e países, sem as tradicionais rotinas e jornadas de trabalho, é o Comissário que vende a imagem de qualidade das empresas aéreas, pois os passageiros têm contato direto com este profissional graças ao tratamento que recebem a bordo, durante o percurso.
Entre as funções do Comissário(a) de Vôo incluem-se: a checagem de equipamentos de segurança; a checagem e o oferecimento de material de alimentação e pernoite; recepção e encaminhamento de passageiros aos lugares; demonstração dos equipamentos de segurança e saídas de emergência; verificação das posições corretas de poltronas e cintos de segurança; transmissão de informações sobre o vôo e as condições metereológicas e atendimento as solicitações dos passageiros e da tripulação (comandantes, pilotos e co-pilotos).
Para obter a licença de Comissária (o) de Vôo, o candidato devera ter idade mínima de 18 anos, 2° grau completo e freqüentar uma Unidade de Instrução Profissional (Escola homologada pelo Departamento de Aviação Civil - DAC), além de possuir o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), ou seja, estar apto no exame médico realizado no Hospital da Aeronáutica ou Clínicas homologadas pelo CEMAL/ANAC.
O curso de Comissário(a) é composto de aulas teóricas e práticas, onde o programa de instrução é estabelecido no Manual do Curso de Comissário de Vôo.
Grade Curricular:
Instrução Teórica:
Básica:
» Comissário de Vôo
» Sistema de Aviação Civil
» Regulamentação da Aviação Civil
» Regulamentação da Profissão de Aeronauta
» Segurança de Vôo
Técnica:
» Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves
» Navegação Aérea
» Meteorologia
» Aspectos Fisiológicos da Atividade do Comissário de Vôo
» Primeiros Socorros na Aviação Civil
» Emergências a Bordo
» Sobrevivência
» Fatores Humanos na Aviação Civil
Instrução Prática:
Técnica:
» Combate ao Fogo
» Sobrevivência na Selva e Primeiros Socorros após Acidente Aéreo
» Sobrevivência no Mar
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